Notícias

Grupo CEEE inicia Programa Casa Iluminada

Em Alvorada, o lançamento corre nesta terça-feira (04), às 15 horas, na praça central João Goulart, em Alvorada.

Por admin / Publicado: 03/03/2008 Última modificação: 18/10/2019 16h25

Compartilhar

O Grupo CEEE lança oficialmente, nesta terça-feira (04), às 15 horas, na praça central João Goulart, em Alvorada, o Programa Casa Iluminada, que prevê a distribuição de 291.796 lâmpadas eficientes compactas de 20 Watts, com reator eletrônico integrado e selos Procel e Inmetro, em substituição a lâmpadas incandescentes. No total, serão beneficiados 145.898 clientes da área de concessão da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE D), que tem ligação monofásica e estão cadastrados na empresa como baixa renda, por apresentarem baixo consumo de energia elétrica. Este trabalho, com investimento de R$ 3,6 milhões, integra o Programa de Eficiência Energética da empresa, que totaliza R$ 8,3 milhões em ações de combate ao desperdício de energia elétrica junto a diversos segmentos de consumo.

A troca das lâmpadas pelos 8.738 clientes que foram selecionados em Alvorada pode ser feita no quiosque instalado na praça central, de segunda à sábado, das 8 às 19 horas, até o dia 17 de março. Todos os consumidores receberam uma mala-direta com as informações detalhadas sobre o projeto. Além dessa cidade, até o dia 17, tendas semelhantes estão montadas nas praças da Bandeira, em Guaíba; da Igreja Matriz, em Osório; Silveira Martins, em Bagé; e General Osório, em Dom Pedrito. Em Guaíba, o lançamento do programa acontece, às 15 horas, desta quarta-feira, dia 05.

Esta primeira etapa do Programa (de um total de seis) é integrada, ainda, por Eldorado do Sul e mais 14 do litoral norte (Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Cidreira, Imbé, Maquiné, Mostardas, Palmares do Sul, Tavares, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras e Xangri-lá), municípios onde a modalidade de entrega é diferenciada. Neste caso, os clientes serão procurados nos seus endereços pela empresa para fazer a troca das lâmpadas. Na zona sul do Estado, também até 17 de março, os consumidores de Candiota, Lavras do Sul e Pedras Altas receberão a visita dos técnicos da CEEE D.

Programa atinge toda área de concessão

A segunda fase do Casa Iluminada, de 20 de março a 05 de abril, terá quiosques em Santa Vitória do Palmar, Rio Grande, Arroio Grande, Jaguarão e Terra de Areia. Os clientes em Chuí, Pedro Osório, Morro Redondo, Herval e Cerrito deverão aguardar a visita da CEEE. A terceira etapa, de 07 a 23 de abril, abrange Piratini, Canguçu, Pelotas e São José do Norte. De 25 de abril a 04 de maio, o Programa, com quiosque nas praças, estará em Camaquã, São Lourenço, Tapes, Santo Antônio da Patrulha e Viamão. Consumidores de Turuçu, Cristal, Arambaré, Sentinela do Sul, Cerro Grande do Sul, Sertão Santana, Chuvisca e Amaral Ferrador serão procurados pela empresa. Na quinta etapa, a partir da segunda quinzena de maio, as tendas estarão em Dom Feliciano, Encruzilhada do Sul, Pinheiro Machado, Butiá e Arroio dos Ratos. Nesse mesmo período, a Companhia vai até a residência dos clientes em Mariana Pimentel, Barra do Ribeiro, Pantano Grande e Minas do Leão. O projeto, que se estende até o mês de agosto, encerra por Charqueadas, São Jerônimo e Porto Alegre. Na capital, haverá três quiosques, nos bairros Restinga, Teresópolis e na Avenida Assis Brasil, junto ao Strip Center.

O presidente do Grupo CEEE, José Francisco Pereira Braga, explica que os consumidores foram previamente escolhidos, em função de seu perfil de consumo. Ele lembrou as vantagens da utilização deste tipo de lâmpada, que proporciona uma redução de até 80% no consumo de energia elétrica. Segundo ele, "essa lâmpada dura até oito vezes mais que as comuns e possui luminosidade equivalente a uma incandescente de 100 watts. No caso de uma de 60 Watts, a redução é de 67%," diz.

Essa ação do Grupo CEEE atende a Lei 9.991 - da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de 24 de julho de 2000, onde as concessionárias de energia elétrica devem aplicar 0,5% de sua receita operacional líquida em projetos de eficiência energética (combate ao desperdício de energia elétrica). No Grupo CEEE, a coordenação dos projetos é do Departamento de Meio Ambiente e Eficiência Energética.

Foto Fernando C. Vieira - ACS/Grupo CEEE

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
04/07/2020

CEEE recompõe energia para 99% dos clientes

Categoria
A CEEE
Data
24/06/2020

CEEE-GT vai ampliar capacidade da Usina de Bugres