Notícias

Grupo CEEE orienta moradores de Canoas sobre obra em Linha de Transmissão

O trabalho instruiu a respeito de comportamentos seguros durante a instalação das novas estruturas na avenida Alan Kardec

Por admin / Publicado: 14/12/2016 Última modificação: 18/10/2019 16h29

Compartilhar

Um grupo formado por oito profissionais da CEEE e dois da empreiteira contratada para executar o serviço de mudança de traçado da linha de transmissão da Companhia nas proximidades da Subestação Canoas 1, esteve, nesta quinta-feira, 15, visitando famílias da avenida Alan Kardec. O objetivo foi alertar sobre eventuais cuidados a serem observados em função da obra de escavação e instalação das estruturas, que integram um investimento de quase R$ 5,9 milhões. A linha vai sair da atual área de ocupação irregular – chamada vila das Torres – para permitir ao município de Canoas a regularização fundiária do local. Desta forma, as equipes relataram aos proprietários dos terrenos em frente aos quais serão instaladas as estruturas as medidas de segurança necessárias para o desenvolvimento da obra, cujas escavações começam no início de janeiro.

Os moradores receberam dos profissionais um folheto explicativo, indicando o que é a obra, quais as interferências poderá produzir na rotina, dicas de segurança e os benefícios que resultarão da mudança do traçado da linha de transmissão. Os moradores tiraram suas dúvidas a respeito da construção e agradeceram a preocupação da CEEE com sua segurança e com o bem-estar da comunidade, demonstrada pela visita casa a casa daqueles que terão alguma alteração na sua rotina com a colocação dos postes.

Em agosto, já havia sido feita uma reunião com a comunidade para explicar o trabalho e minimizar os impactos negativos, mostrando a importância social da medida e a melhoria da qualidade da energia fornecida que será possível a partir da viabilidade de regularização da vila existente ao longo do atual traçado, que deverá ser desativado em 2017.

 

Benefícios da Obra

Entre os resultados à comunidade, está o fato de que a concessionária de distribuição de energia elétrica poderá entrar com rede elétrica na área, medir o consumo e cobrar pela eletricidade utilizada. Aos moradores da Alan Kardec e da Vila do Prata, a nova realidade dos vizinhos garantirá que o consumo seja regulado pela distribuidora, identificando a carga de que os clientes precisam e garantindo a infraestrutura necessária para estabilizar a tensão e restabelecer o abastecimento em casos de eventuais falhas. Serão diretamente beneficiadas as mais de 100 famílias que vivem nas comunidades da Alan Kardec, do Prata e das Torres.

 

Tem CEEE em Canoas?

Sim. A CEEE Geração e Transmissão está em todo o Estado e, em Canoas, a empresa possui subestações e linhas de transmissão que têm grande importância ao Sistema Interligado Nacional. Essas estruturas fazem parte da transmissão, que é uma das áreas de negócio do Grupo CEEE, responsável por permitir que a energia elétrica “escoe” da produção à distribuição ao cliente. As linhas de transmissão funcionam como a “rodovia” por onde a energia passa quando sai da usina até chegar à subestação rebaixadora (Canoas 1, por exemplo). Nesse local, a tensão é transformada a níveis que possam trafegar pela rede de distribuição (em Canoas, pertencente à concessionária RGE Sul) até chegar ao consumidor.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
04/07/2020

CEEE recompõe energia para 99% dos clientes

Categoria
A CEEE
Data
24/06/2020

CEEE-GT vai ampliar capacidade da Usina de Bugres