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Grupo CEEE qualifica serviços para o verão

Investimentos em operação e manutenção objetivam aumentar a qualidade do atendimento

Por admin / Publicado: 22/12/2015 Última modificação: 18/10/2019 16h28

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A CEEE Distribuição realiza uma série de ações preparativas para o verão 2015/2016. Além da ampliação de subestações e linhas de transmissão, extensão e reforço de redes de energia e uma série de obras de manutenção, há ainda, durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, um reforço no número de equipes e no horário de funcionamento dos locais de atendimento. Somente no Litoral Norte, mercado composto por 23 municípios, os investimentos já realizados em 2015 totalizam aproximadamente R$ 17 milhões.

Em toda a área de concessão da Empresa, investimentos também são executados ao longo do ano e ajudam no reforço do sistema nos meses de verão, quando há um acréscimo na demanda, em função das altas temperaturas e da maior utilização das cargas de refrigeração. Na relação constam, por exemplo, obras importantes de ampliação de potência de subestações nas regiões de Pelotas e Rio Grande, que aumentarão a capacidade e a confiabilidade do fornecimento de energia elétrica para a Costa Doce e Litoral Sul.

No Litoral Norte, a Empresa concluiu neste mês os trabalhos de ampliação da capacidade da Subestação Torres, que teve a potência disponível triplicada a partir da instalação de um novo transformador de 25 MVA (megavolts-ampère). O investimento na obra foi de R$ 2 milhões e as melhorias beneficiam diretamente 10 mil clientes de Dom Pedro de Alcântara.

Em outra frente técnica, 43 chaves telecomandadas e religadores foram instalados em pontos estratégicos do sistema elétrico. Esses equipamentos garantem maior segurança e também maior agilidade ao trabalho dos operadores em caso de alguma eventual interrupção no fornecimento. Esses materiais permitem que o restabelecimento se dê a partir dos centros de operações e, em muitos casos, dispensando m a ida da equipe a campo para fazer a ligação das chaves. No primeiro semestre de 2016, outras 23 chaves serão automatizadas e, até o final do ano, mais 53 equipamentos desse tipo serão colocados no sistema.  “Precisamos ampliar a oferta de energia e também fazer uma gestão mais eficiente de equipamentos e recursos existentes para termos maior eficácia na prestação dos serviços”, diz Paulo de Tarso Pinheiro Machado, Presidente do Grupo CEEE. Ele acrescenta que mesmo com o máximo de planejamento e estrutura, a Companhia precisa estar sempre preparada para atuar em questões isoladas, causadas por alguma contingência eventual, como acidentes de trânsito ou temporais.

O diretor de Distribuição, Julio Hofer, destaca que, além das obras de infraestrutura, desde novembro até fevereiro, as equipes intensificam os trabalhos de lavagem de redes e equipamentos da orla marítima para retirar excesso de sal, que pode ocasionar defeitos e gerar interrupção no fornecimento de energia. Outra ação envolve a inspeção de 44 alimentadores de energia instalados mais próximo da orla. Esses equipamentos são monitorados com a ajuda de um termovisor, aparelho que detecta possíveis “pontos quentes” – passíveis de provocar o rompimento da rede. “Esse diagnóstico é importante, porque agiliza a correção dos problemas pela área técnica”, destaca o diretor. Como medida preventiva, houve, ainda, neste ano, 13,8 mil podas.

Ainda nas ações preventivas para o verão, a CEEE Distribuição contabiliza, no litoral Norte, 113 obras estruturais que possibilitaram a ligação de grandes clientes e prédios de múltiplas unidades, interligação de alimentadores e adequação de níveis de tensão.

Durante todo verão, a CEEE reforça também a quantidade de equipes e veículos (inclusive com a utilização de caminhões para serviços com linha viva, que é sem o desligamento da energia para a execução do trabalho) e no horário das Agências e Postos de Atendimento ao Cliente, locais que tem um acréscimo de 30% na demanda. Todos os endereços e horários podem ser consultados no site www.ceee.com.br. Para solicitar serviços e atendimentos emergenciais, há a possibilidade de acesso gratuito à Central de Teleatendimento, pelo telefone 0800.721.2333. Outra opção de contato com a Empresa, em caso de falta de luz, é o torpedo. Basta mandar uma mensagem com a palavra luz e o número da instalação para o número 27307.

 

Transmissão

Entre as principais obras de reforços nas redes de Transmissão, estão as adequações e ampliações nas subestações São Vicente, Scharlau, São Borja 2 e Pelotas 3, que totalizam investimentos de R$ 56,2 milhões. De acordo com o diretor de Transmissão do Grupo CEEE, Luis Carlos Tadiello,  essas obras têm conclusão prevista para início de 2016 e beneficiam mais de 600 mil pessoas.

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