Notícias

Laboratório móvel da CEEE qualifica distribuição de energia no centro da Capital

Nesta quinta-feira, o governador José Ivo Sartori conheceu o novo serviço na sede da empresa, em Porto Alegre.

Por admin / Publicado: 06/07/2016 Última modificação: 18/10/2019 16h28

Compartilhar

A CEEE apresentou na manhã desta quinta-feira (7), na sede da empresa em Porto Alegre, o Laboratório Móvel da Companhia, que será operado na área central da cidade. Montado dentro de um veículo, o laboratório traz maior confiabilidade ao sistema de distribuição de energia elétrica subterrânea, fazendo a manutenção preventiva e corretiva.

Com um investimento de R$ 1,4 milhão, a estrutura móvel dispõe de tecnologia de ponta para realização de testes, verificação e localização de defeitos, o que possibilita agilizar a manutenção da rede. O laboratório móvel vai melhorar o fornecimento de energia elétrica para cerca de 50 mil unidades consumidoras. Este é o primeiro investimento no Sul do Brasil da marca Baur (empresa austríaca com mais de 70 anos no mercado). 

As funcionalidades do novo equipamento da CEEE foram mostradas ao governador José Ivo Sartori, que estava acompanhado do secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, e da Diretoria do Grupo CEEE, após visitas aos centros de operação dos sistemas da transmissão e distribuição, além do serviço de teleatendimento da Companhia. "Essa tecnologia busca detectar as possíveis falhas existentes no sistema subterrâneo e apressar a solução do problema com agilidade e a qualidade do serviço que a população deseja", afirmou o Governador. 

O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, disse que o investimento busca eficiência no abastecimento e menor transtorno à malha urbana. O presidente da CEEE, Paulo de Tarso Pinheiro Machado, afirmou que a área central da capital é estratégica, pois a rede subterrânea ali localizada atende a clientes públicos e privados, essenciais para a gestão do Estado. “Continuaremos fazendo investimentos na operação e manutenção das redes para oferecermos os melhores serviços aos nossos clientes”, acrescentou.

O diretor de Distribuição da empresa, Júlio Hofer, reiterou que essa tecnologia prioriza, com mais qualidade, toda etapa de diagnóstico dos cabos, além de substituir a usada até então, que aos poucos acabava destruindo o cabo existente. 

CEEE Distribuição

 

A CEEE Distribuição atende 1,6 milhão de clientes em 72 municípios das regiões Sul e Sudeste, incluindo Porto Alegre. A empresa alcançou 78,9 em satisfação com os serviços. Esse índice fez com que a Companhia subisse, em um ano, do 18º para o 10º lugar no ranking das concessionárias de energia do país neste item. A metodologia da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) avalia atributos como fornecimento de energia, informação e comunicação, conta de luz, atendimento ao consumidor e imagem da empresa, além de preço e responsabilidade social.

 

 Benefícios do Laboratório Móvel:

 

·         Verificar a degradação dos condutores isolados em operação na rede, orientando a manutenção preventiva possibilitando investimentos pontuais.

·         Comissionamento, manutenção e testes de redes novas. 

·         Localização precisa de defeitos em cabos isolados enterrados diretamente no solo, evitando a escavação de grandes extensões para localização e reparo de falhas na rede.

·         Possibilitará a realização de testes não destrutivos (degradantes) na rede instalada.

·         Segurança operacional, pois é um equipamento montado rigorosamente dentro das normas de segurança atuais. 

·         Redução dos custos operacionais e riscos de faltas de energia.

·         Diminuição no tempo de trabalho na localização de falhas na rede e consequentemente de materiais utilizados na manutenção. 

·         Manutenção corretiva em saídas subterrâneas das subestações de energia (saídas dos alimentadores). 

 

Mais fotos sobre esta matéria, de Fernando C. Vieira, em:

https://flic.kr/s/aHskzyYdav

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
04/07/2020

CEEE recompõe energia para 99% dos clientes

Categoria
A CEEE
Data
24/06/2020

CEEE-GT vai ampliar capacidade da Usina de Bugres