Notícias

Linha da CEEE volta a operar em estruturas definitivas

Três torres foram danificadas pelos ventos de quase 150 km/h no dia 01 de novembro entre Alegrete e São Vicente do Sul

Por admin / Publicado: 05/12/2016 Última modificação: 18/10/2019 16h29

Compartilhar

O Grupo CEEE concluiu no último sábado, 03, a transferência do circuito elétrico da linha de transmissão (LT) de 230 kV (quilovolts) entre as subestações Alegrete 2 e São Vicente do Sul, na região Central do RS. A linha foi transferida das estruturas provisórias que estavam em operação desde o temporal de 01 de novembro para as torres definitivas, cuja conclusão do conserto se deu nesse fim de semana. Não houve interrupção no fornecimento porque o sistema de transmissão de energia da CEEE é redundante, ou seja, tem outras fontes de alimentação para atuar em eventuais falhas sem prejudicar o cliente.

O trabalho de recomposição começou logo após o vendaval, quando se identificou danos em três estruturas. Como o local era de difícil acesso, a atividade exigiu ainda outros esforços (acompanhe as fotos no flickr). As equipes foram imediatamente mobilizadas para a recomposição da LT no menor tempo possível. Os danos ficaram concentrados próximos às estruturas afetadas pelo que os meteorologistas denominaram vórtice ciclônico que atingiu a região, causando a queda das estruturas da Companhia e também de árvores, postes da rede de distribuição de energia elétrica, destelhamentos de casas e galpões. A estimativa é de que as rajadas mais intensas tenham oscilado entre 108 e 148 km/h.

Foram mobilizadas mais de 80 pessoas durante a execução do serviço, que contou com o apoio de três guindastes, uma carreta, seis caminhões, uma retroescavadeira, dois tratores, dez caminhonetes e dois veículos leves. O investimento na recomposição das estruturas foi de R$ 1 milhão, para uma extensão de linha de 102 quilômetros. A chuva no período prejudicou os acessos às estruturas, dificultando ainda mais o trabalho. Um dos guindastes, por exemplo, atolou e precisou ser rebocado por uma escavadeira.

 

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
04/07/2020

CEEE recompõe energia para 99% dos clientes

Categoria
A CEEE
Data
24/06/2020

CEEE-GT vai ampliar capacidade da Usina de Bugres