Notícias

Linha de transmissão na Cristiano Fischer reforça sistema de energia da capital

Obras de energia na Avenida Cristiano Fischer avançam no sentido Protásio Alves-Ipiranga.

Por admin / Publicado: 03/05/2012 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar

O Secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, e os diretores da CEEE visitam na tarde desta sexta-feira, 04, às 16h30mim, as obras da implantação de uma linha de transmissão subterrânea, localizada na Av. Cristiano Fischer, em Porto Alegre. A obra está sendo construída ao longo da avenida, no sentido Protásio Alves – Ipiranga. O estágio atual das obras está na Cristiano Fischer, na altura do número 600. Esse empreendimento integra o Programa RS mais Energia e é importante por reforçar o sistema energético da capital, visando as melhorias previstas para a Copa de 2014 e para o crescimento do mercado de Porto Alegre.

 A linha está sendo construída pelo consórcio TESB, formado pelas empresas  CEEE Geração e Transmissão, Procable e Insigma, vai viabilizar a implantação de uma nova subestação – Jardim Botânico, com uma capacidade de 166 MW, que  propicia uma  melhoria nos índices de qualidade de energia e confiabilidade, em especial para o sistema elétrico da região Leste da Capital. O novo empreendimento será localizado no mesmo terreno que abriga a atual subestação Porto Alegre 12, com entrada pela Avenida Senador Tarso Dutra.

 A construção da linha de transmissão em 230kV na modalidade  subterrânea acompanha uma tendência direcionada para as grandes cidades, evitando, desta forma, a colocação de grandes estruturas ao longo das avenidas. O trabalho iniciou no final do mês de abril e já avançou cerca de 180 metros, correspondendo a 10% do trajeto total, que segue ao lado do canteiro central.

 O custo final do investimento, incluindo a linha de transmissão, a nova subestação e as adequações na subestação existente é de R$ 56 milhões e a previsão de conclusão das obras é maio do próximo ano.