Notícias

Livro sobre Locatelli será lançado no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo

Roberto Locatelli, filho de Aldo, participa do evento.

Por admin / Publicado: 19/10/2009 Última modificação: 18/10/2019 16h26

Compartilhar

Ocorre nesta quarta-feira, 21, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), em Porto Alegre, o lançamento do livro Locatelli no Brasil, obra patrocinada pelo Grupo CEEE e que consiste em um catálogo comentado sobre a pintura mural do artista italiano Aldo Locatelli, considerado o “mago das cores”. Além do lançamento, que contará com a presença de Roberto Locatelli, filho de Aldo, haverá, ainda, conferência sobre a publicação, ministrada pelo professor Luiz Ernesto Brambatti. Roberto Locatelli irá falar sobre a biografia de seu pai. O livro apresenta 598 fotografias das obras do pintor, distribuídas em 240 páginas coloridas, com comentários em português e italiano. Ao lado de Cândido Portinari, a importância de Aldo Locatelli para a pintura mural é equiparável a de Aleijadinho para a escultura barroca religiosa no Brasil.

 

A primeira parte do livro traz a biografia de Aldo Locatelli e o seu trabalho artístico antes de chegar ao Brasil, no seu processo formativo, quando atuou na Escola de Andréa Fantoni e trabalhou com o restaurador italiano Fermo Taragni, e apresenta fotos de quadros e murais  em Villa D’Almè, junto aos familiares de Aldo Locatelli. A segunda parte da publicação versa sobre os trabalhos de Locatelli no Brasil, a exemplo do mural do Aeroporto Salgado Filho, das pinturas da Escola de Belas Artes de Pelotas, do Palácio Piratini, Igreja Santa Terezinha, entre outras pinturas. São apresentados, ainda, os trabalhos em outras cidades, como Novo Hamburgo, Santa Maria e Itajaí (SC). Entrevistas com ex-alunos e pessoas que conviveram com Locatelli também enriquecem esta bela publicação.

 

As obras  de Aldo Locatelli (1915-1962), nascido em Bérgamo (Itália), são referência em pintura mural e sacra. A cada ano, mais de 500 mil visitantes admiram suas obras, encontradas na Igreja de São Pelegrino, na Itália, comparadas, em importância artística, à  capela Sistina do Vaticano, inspiração de Aldo Locatelli em seus afrescos. No Rio Grande do Sul, suas obras se destacam no aporte artístico e cultural regional, consistindo em uma das maiores riquezas do patrimônio histórico do Estado, sobretudo no segmento da pintura religiosa.

 

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
04/07/2020

CEEE recompõe energia para 99% dos clientes

Categoria
A CEEE
Data
24/06/2020

CEEE-GT vai ampliar capacidade da Usina de Bugres