Notícias

Livro sobre Plínio Bernhardt resgata acervo inédito do artista

Paisagens regionais, edificações, as Ruínas de São Miguel e a arte sacra são temas de seu acervo.

Por admin / Publicado: 08/12/2009 Última modificação: 18/10/2019 16h26

Compartilhar

O legado material e imaterial do artista plástico Plínio Bernhardt (1927-2004) será reverenciado no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), onde ocorrerá, no próximo dia 10, às 17h, o lançamento do livro Iconografia Sul-Riograndense de Plínio Bernhardt, com impressão patrocinada pelo Grupo CEEE e realizado pela equipe de produção do projeto e pelo CCCEV. Com 80 imagens selecionadas, sendo a maioria delas inéditas, a obra de 72 páginas engloba o acervo de 110 trabalhos do artista, exposto no CCCEV em meados deste ano, composto por obras que versam sobre a cultura e a história do Rio Grande do Sul, as paisagens regionais, edificações de valor histórico e arquitetônico, as Ruínas de São Miguel e a arte sacra – temas constantes em seu acervo.

 

Os curadores do projeto, que inclui, até o momento, duas exposições e o lançamento do livro, são os artistas plásticos graduados pelo Instituto de Artes da UFRGS, Vinício Giacomelli e Círio Simon. A coordenadora geral é a viúva de Plínio, a museóloga Yvonne Bernhardt. Amparado em uma extensa pesquisa do arquivo documental de Plínio, Giacomelli cuidou da seleção das obras, museografia e elaboração dos textos. Círio Simon debruçou-se sobre textos mais filosóficos acerca do artista. Um dos convidados a discorrer sobre a trajetória de Plínio, o arquiteto Maturino da Luz, é professor titular do Centro Universitário Ritter dos Reis e atua principalmente nas áreas de Arquitetura e Urbanismo no Brasil e na América Latina e de conservação e restauração de edifícios e monumentos. Foram convidados a escrever, ainda, os arquitetos Ana Meira, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Estado (IPHAN-RS) e Carlos Fernando de Moura Delphim, gradudado pela Universidade Federal de Minas Gerais, além da jornalista e museóloga Teniza Spinelli, cujo texto aborda a mostra Iconografia Sul-Riograndense, realizada no CCCEV, e do historiador Sérgio da Costa Franco.

                                                                                                                 

Após a exposição no CCCEV, Yvonne, Giacomelli e Simon organizaram no mês de outubro uma exposição no hall do Tribunal Regional do Trabalho 4ª Região (TRT4), com o tema Iconografia Brasileira. A terceira etapa do projeto será uma exposição no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), intitulada Poéticas Visuais. A escolha não poderia ser mais apropriada, pois além de ter sido professor de desenho da figura humana, até o final de sua carreira, no MARGS, exerceu ainda o cargo de diretor da instituição no ano de 1974 e foi um dos responsáveis por sua consolidação e transferência definitiva para a atual sede na Delegacia Fiscal do Estado, localizada na Praça da Alfândega. Para Vinício Giacomelli, participar de um projeto deste porte, que resgata a produção de um artista que produziu intensamente ao longo de 60 anos, é uma oportunidade única em sua carreira profissional e que possibilita o conhecimento e o aprendizado com um mestre da pintura.

 

“Plínio deixou como legado um amplo acervo e também manteve valores humanistas a respeito da arte. Além disso, demonstrou um profundo respeito pela memória cultural e histórica do Rio Grande do Sul e uma preocupação com a identidade regional”, destaca Giacomelli. A publicação não será comercializada e o plano de distribuição irá destinar os cerca de mil exemplares impressos a universidades, educandários e bibliotecas do Rio Grande do Sul e Brasil. O projeto gráfico é de Marcos Lindenmayer e a fotografia é de Fernando Zago, do Studio Z. No dia do lançamento, que será sediado no Auditório Barbosa Lessa, no 4º andar do CCCEV, haverá seminário sobre a obra com os curadores do projeto e os autores convidados - todos do círculo de amizades de Plínio. Os inscritos no seminário irão receber exemplares do livro. Gratuitas, as inscrições são efetuadas através do e-mail cultural@cccev.com.br e dos telefones (51) 3226-7974 e (51) 3226-5342.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
04/07/2020

CEEE recompõe energia para 99% dos clientes

Categoria
A CEEE
Data
24/06/2020

CEEE-GT vai ampliar capacidade da Usina de Bugres