Notícias

Milton Romay Masciadri recebe homenagem na segunda edição dos Concertos CEEE

Espetáculo levou grande público ao Theatro São Pedro

Por admin / Publicado: 26/07/2009 Última modificação: 18/10/2019 16h26

Compartilhar

Um espetáculo à altura do talento e carisma de Milton Romay Masciadri é como pode ser resumida a apresentação em sua homenagem realizada nesse domingo, 26, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. O evento fez parte da segunda edição dos Concertos CEEE, que contou com a participação da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, sob a regência de Manfredo Schmiedt.

Com o teatro lotado, os músicos brindaram a todos com a execução de tangos famosos que emocionam multidões. Na abertura do concerto, o filho do homenageado, Milton Masciadri, também contrabaixista, foi solista em "A Prece", de Ernest Block; "Per dolce Memoria", de Federico Ermírio; e na obra "Grand Duo Concertante", de G. Bottesini, em que dividiu o palco com Nicolas Fávero, no violino. Milton falou com carinho do pai, dizendo que ele também foi o seu professor e um grande amigo. “Estou contente que o estejam homenagean-do”, falou emocionado. A segunda parte ficou por conta de Carlitos Magallanes (bandoneon e voz) e sua filha Patrícia Magallanes (voz), que emocionaram a platéia, principalmente na interpretação de El dia que me quieras, composição de Carlos Gardel e do brasileiro Alfredo Le Pêra, que teve direito a um “bis” no encerramento. Outro momento de rara inspiração foi a performance de Patrícia Magallanes ao cantar Balada para un loco, de Astor Piazzolla e Horacio Ferrer, que arrancou muitos aplausos. O repertório de tangos contou ainda com Lo que vendrá (Astor Piazzolla), Por uma cabeza (Carlos Gardel e Alfredo Le Pêra), Nocturno (Julián Plaza), Adios nonino (Piazzolla), Frente al mar (Mariano Mores e M. Taboada) e La cumparsita (Gerardo Mattos Rodrigues). Ao finalizar a sua apresentação, Carlitos revelou uma curiosidade que poucos conhecem: "o primeiro tango gravado no mundo foi em Porto Alegre", disse. Em 1914, Francisco Canaro (1888-1964) de passagem pela capital gaúcha, registrou na Casa Elétrica (a primeira a realizar trabalhos de gravações e prensagem de disco na América do sul), o tango El Chamuko.

Patrocinado pela CEEE, o evento, que teve ingresso solidário, arrecadou 562 kg de alimentos não perecíveis, entregues ao Lar Santo Antônio dos Excepcionais, em Porto Alegre.

 

 

Milton Romay Masciadri (1930 – 2009) - Uruguaio de nascimento, era integrante da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) desde 1972, onde foi líder do segmento de contrabaixos e professor da Escola de Música da OSPA por mais de três décadas. Tocou com orquestras de várias partes do mundo e participou de diversas gravações, tem sido uma delas com o seu filho Milton Masciadri, na produção do CD From Rio to Buenos Aires.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
04/07/2020

CEEE recompõe energia para 99% dos clientes

Categoria
A CEEE
Data
24/06/2020

CEEE-GT vai ampliar capacidade da Usina de Bugres