Notícias

Novo contrato de P&D vai analisar desempenho de disjuntores

CEEE GT assinou esta semana contrato com Universidade Regional de Blumenau.

Por admin / Publicado: 12/06/2012 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar

O diretor de Planejamento e Projetos Especiais do Grupo CEEE, Luiz Antônio Tirello e o reitor da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), João Natel Pollonio Machado assinaram no dia 12 de junho, o projeto de P&D; “Desenvolvimento de uma Metodologia para Avaliar o Desempenho de Disjuntores da Classe 230kV em Operação nas Subestações da Empresa frente à Evolução dos Transitórios”. O projeto prevê análise do desempenho de cerca de 150 disjuntores da CEEE GT, associados ao programa de avaliação da Tensão de Restabelecimento Transitória (TRT) que possibilita o monitoramento dos tempos de abertura e fechamento dos disjuntores, através de medição por radiofrequência. A técnica não invasiva será inédita no Brasil e permite o desenvolvimento com o sistema energizado.

Para o diretor do Grupo CEEE, Luiz Tirello “os projetos de Pesquisa e Desenvolvimento que estão sendo secionados pela CEEE precisam trazer melhorias para os trabalhos e eficiência para os serviços”. O reitor da FURB, João Natel Machado salientou que a características dos projetos apresentados pela Universidade são diferenciados e baseiam-se nas necessidades das empresas. Segundo o professor coordenador do projeto, Thair Ibrahim Mustafá, os resultados obtidos através das medições com base nessa técnica proposta, associados ao programa de simulação transitórios ATP poderão produzir resultados em prazos compatíveis com os ciclos de planejamento de manutenção da concessionária, além de auxiliarem na decisão de substituir os equipamentos.

O investimento previsto é de R$ 697 mil e, caso a substituição de um disjuntor for considerada reforço, a Companhia fará jus ao aumento da receita anual permitida pela Aneel. O prazo de implantação é de 24 meses.

 

 

 

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
04/07/2020

CEEE recompõe energia para 99% dos clientes

Categoria
A CEEE
Data
24/06/2020

CEEE-GT vai ampliar capacidade da Usina de Bugres