Notícias

ONS faz encontro com empresas de energia no Estado

Encontro ocorreu hoje na Seinfra e reuniu dirigentes das empresas de energia que atuam na região Sul

Por admin / Publicado: 28/02/2011 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar

A Diretoria do ONS (Operador Nacional do Sistema) esteve reunida na manhã desta segunda-feira (28) com representantes do setor elétrico do Estado na Secretaria de Infraestrutura e Logística. Na pauta do encontro, o órgão responsável pelo gerenciamento do sistema elétrico no País apresentou as condições de atendimento para o RS no período de 2011 a 2013, o acompanhamento de programa de obras autorizadas ou licitadas, as novas obras necessárias para a melhoria da confiabilidade do sistema e o andamento das ações para a Copa de 2014.

O diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, ressaltou que essas reuniões de trabalho, que envolvem não só as empresas do setor, mas também os órgãos de meio ambiente, servem para agilizar processos, inclusive os relacionados ao licenciamento dos empreendimentos, e dessa forma facilitar o cumprimento de prazos em obras que são necessárias ao sistema e também para atender regionalmente ao crescimento do mercado. Segundo previsões do ONS, a carga do RS prevista para o verão 2012/2013 chegará a 5.852 MW. A maior demanda registrada pelo Centro de Operação do Sistema da CEEE no Estado ocorreu em 25 de janeiro, quando houve o registro de 5.547 MW. Em 2010, esse valor havia sido de 5.268MW.

O secretário Beto Albuquerque aproveitou para fazer um relato da estrutura da área de energia do Estado e das modificações gerenciais que estão sendo implantadas com o propósito de melhorar a segurança e a oferta de energia elétrica aos gaúchos. Ele disse que esses fóruns são necessários para que a Secretaria possa interceder junto aos órgãos federais e estaduais em demandas do setor.

Albuquerque anunciou a retomada da agenda de encontros do Comitê de Operação e Planejamento do Sistema Elétrico do Rio Grande do Sul (Copergs), integrado por representantes das empreas do Grupo CEEE, Rio Grande Energia (RGE), AES Sul, Eletrosul e Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), a fim de que haja um permanente acompanhamento do cronograma das obras de infraestrutura na área de energia. O Copergs atuará alinhado e ajudando no trabalho dos técnicos das empresas, que farão encontros sistemáticos, a partir de março, avaliando obra por obra e priorizando as necessidades, conforme as demandas apontadas pelos relatórios do ONS.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
04/07/2020

CEEE recompõe energia para 99% dos clientes

Categoria
A CEEE
Data
24/06/2020

CEEE-GT vai ampliar capacidade da Usina de Bugres