Notícias

Prefeitura de Venâncio Aires doa terreno para a CEEE-GT

Área de 2.100 m² sediará uma base para manutenção em linhas de transmissão

Por admin / Publicado: 15/09/2009 Última modificação: 18/10/2019 16h26

Compartilhar

Área de 2.100 m² sediará uma base para manutenção em linhas de transmissão

A CEEE Geração e Transmissão irá instalar uma base de manutenção de linhas de transmissão de energia no município de Venâncio Aires, localizado entre os Vales do Taquari e Rio Pardo. O terreno de 2.100 m² foi doado pela prefeitura em setembro, em reunião que contou com a participação do diretor de Transmissão da CEEE, José Francisco Pereira Braga, do assistente executivo Saul Fernando Pedron, do procurador da Companhia, Dario Nobre do Amaral e do Prefeito Airton Artus e Secretários Municipais.

Com um investimento de R$ 370 mil, a obra, que inicia em outubro e deverá estar finalizada em janeiro de 2010, irá sediar uma unidade de manutenção de linhas de transmissão, que contará com o trabalho de aproximadamente 20 funcionários da Companhia. De acordo com o diretor de Transmissão, José Francisco Braga, a escolha de Venâncio Aires é importante e estratégica devido à ótima localização geográfica do município. "Além disso, nós acreditamos no potencial econômico e no desenvolvimento da região dos Vales do Taquari e Rio Pardo e, principalmente, desta cidade e por isso estamos apostando nosso trabalho e nossos investimentos aqui", garantiu Braga. A previsão da CEEE-GT é investir aproximadamente R$ 339 milhões em transmissão de energia, nos próximos dois anos, gerando um grande volume de mão-de-obra e emprego em várias regiões do Estado.

O diretor Braga explicou que o setor de energia elétrica preocupa-se cada vez mais, em satisfazer seus clientes da melhor maneira possível, eliminando falhas e possíveis interrupções, e controlando a qualidade da energia elétrica fornecida. "Todas as Empresas Transmissoras estão sujeitas a uma redução da sua Receita Anual Permitida - RAP em função da indisponibilidade de seus ativos, chamada de Parcela Variável. Esta medida tem levado o segmento de transmissão de energia elétrica do País a redobrar sua atenção e aumentar os investimentos em manutenção", reforçou.

Ainda conforme Braga, a atividade de manutenção em linhas de transmissão (LTs) é regulamentada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, através de "Procedimentos de Rede", que visam proporcionar um fornecimento de energia elétrica com padrões de qualidade e confiabilidade requeridos pelos consumidores. O setor de manutenção de LTs da CEEE GT atua nas manutenções corretivas, com eletricistas indo a campo e corrigindo as anomalias; nas inspeções preventivas com escalada nas torres das LTs e verificam o estado de cada componente; e nas inspeções áreas com o uso de helicópteros. No caso de emergências, a inspeção aérea é uma poderosa ferramenta, utilizada na localização das falhas transitórias ou permanentes (ruptura dos cabos, queda de torres etc.). O diretor salientou, também, a importância do emprego da tecnologia da termografia computadorizada na manutenção (manutenção preditiva), que permite a verificação da temperatura nos equipamentos das LTs sem a necessidade de indisponibilizá-la, reduzindo, com isso, os custos operacionais, e as falhas por aquecimento de componentes, que ocasionam a fadiga dos mesmos.

O prefeito Airton Artus destacou a importância da implantação da base da CEEE no município. "Ficamos muito contentes com a escolha da nossa cidade para sediar esta unidade de manutenção e por isso nos colocamos à disposição para auxiliar a Companhia no que estiver ao nosso alcance. Esta doação do terreno é uma prova da nossa parceria, do nosso entendimento e da consciência que temos da importância da estatal para a nossa cidade, região e estado", acentuou o chefe do Executivo.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
04/07/2020

CEEE recompõe energia para 99% dos clientes

Categoria
A CEEE
Data
24/06/2020

CEEE-GT vai ampliar capacidade da Usina de Bugres