Notícias

Programa Casa Iluminada beneficia mais de 8,5 mil clientes da CEEE de Alvorada

O Programa prevê a distribuição de 291.796 lâmpadas eficientes compactas.

Por admin / Publicado: 04/03/2008 Última modificação: 18/10/2019 16h25

Compartilhar

Mais de 17 mil lâmpadas eficientes compactas de 20 Watts, com reator eletrônico integrado e selos Procel e Inmetro, estão sendo entregues para 8.738 clientes da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE D) de Alvorada. Esses consumidores foram selecionados pela empresa por possuírem ligação monofásica e baixo consumo de energia elétrica nas suas residências. O lançamento oficial do Programa Casa Iluminada no município ocorreu, nesta terça-feira (04), na praça central João Goulart, e contou com a presença, entre outras autoridades, do diretor de Distribuição do Grupo CEEE, Rogério Sele da Silva, e do prefeito João Carlos Brum.

O Programa será estendido, até agosto, e vai atingir toda área de concessão da empresa, responsável pelo atendimento a 72 municípios gaúchos, no litoral norte, região Sul do Estado e parte da região metropolitana, incluindo a capital. No total, serão distribuídas 291.796 lâmpadas fluorescentes para 145.898 pessoas. Cada consumidor, ao retirar duas lâmpadas fluorescentes, deve deixar duas incandescentes. Na edição do Casa Iluminada, no ano passado, a empresa entregou 245 mil lâmpadas fluorescentes compactas de 15 watts.

Economia e Vantagens

Este trabalho, com investimento de R$ 3,6 milhões, integra o Programa de Eficiência Energética da CEEE D do período, que totaliza R$ 8,3 milhões, e é composto por ações de combate ao desperdício de energia elétrica junto a diversos segmentos de consumo, entre eles escolas, hospitais e prédios públicos, medidas consideradas importantes pelo diretor de Distribuição, Rogério Sele da Silva, porque possibilitam, entre outros benefícios, a postergação de investimentos na área energética. Segundo ele, a expectativa de economia com os projetos de eficientização em andamento na Companhia é de 17 mil MWh/ano (megawatt hora/ ano), o que significa 22,68% do consumo anual do segmento residencial de Alvorada.

O diretor explicou que os participantes do Programa foram previamente escolhidos, em função do perfil de consumo. Ele lembrou as vantagens das lâmpadas fluorescentes, que, no caso da que está sendo utilizada, proporciona uma redução de até 80% no consumo de energia elétrica. "Além disso, essa lâmpada dura até oito vezes mais que as comuns e possui luminosidade equivalente a uma incandescente de 100 watts. No caso de uma de 60 Watts, a redução é de 67%," acrescentou.

Essa ação do Grupo CEEE atende a Lei 9.991 - da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de 24 de julho de 2000, onde as concessionárias de energia elétrica devem aplicar 0,5% de sua receita operacional líquida em projetos de eficiência energética (combate ao desperdício de energia elétrica). No Grupo CEEE, a coordenação dos projetos é do Departamento de Meio Ambiente e Eficiência Energética.

Quiosques estão nas praças

A troca das lâmpadas, em Alvorada, pode ser feita no quiosque instalado na praça central, de segunda à sábado, das 8 às 19 horas, até o dia 17 de março. Até agora, 500 pessoas já estiveram no stand da empresa. Geni dos Santos, moradora há 24 anos da cidade, elogiou a iniciativa da CEEE, dizendo que isso vai incentivá-la a usar a energia elétrica de forma racional, motivação semelhante a de Aristides Gustavo, que vive em Alvorada há 25 anos e salienta ser cuidadoso no consumo sem desperdício. "Estas lâmpadas, novas e econômicas, vão me ajudar mais ainda", destacou. Além dessa cidade, nesse mesmo período, tendas semelhantes estão montadas em outras quatro cidades. Nesta quarta-feira, dia 05, o programa será lançado em Guaíba. O evento acontece na praça da Bandeira, às 15 horas. Na quinta-feira, dia 06, a Diretoria do Grupo CEEE estará em Osório, sendo que a solenidade está agendada para às 16h30min na praça da Igreja da Matriz. Na sexta-feira, 07, o lançamento ocorre em duas cidades: às 10 horas, na praça Silveira Martins, em Bagé e, às 15 horas, na praça General Osório, em Dom Pedrito.

Esta primeira etapa do Programa (de um total de seis) é integrada, ainda, por Eldorado do Sul e mais 14 do litoral norte (Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Cidreira, Imbé, Maquiné, Mostardas, Palmares do Sul, Tavares, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras e Xangri-lá), municípios onde a modalidade de entrega é diferenciada. Neste caso, os clientes serão procurados nos seus endereços pela empresa para fazer a troca das lâmpadas. Na zona sul do Estado, também até 17 de março, os consumidores de Candiota, Lavras do Sul e Pedras Altas receberão a visita dos técnicos da CEEE D.

Na foto, o diretor Rogério Sele entrega lâmpadas para Geni dos Santos.

Foto: Beto Rodrigues - Grupo CEEE/ACS

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
04/07/2020

CEEE recompõe energia para 99% dos clientes

Categoria
A CEEE
Data
24/06/2020

CEEE-GT vai ampliar capacidade da Usina de Bugres