Notícias

Programa Luzes da Cidade ilumina Pelotas

O espetáculo visa estimular o uso correto da energia elétrica.

Por admin / Publicado: 10/11/2006 Última modificação: 18/10/2019 16h25

Compartilhar

A cidade de Pelotas está tendo a oportunidade de conhecer o espetáculo itinerante Cheganças, da terceira edição do Programa Luzes da Cidade, da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). O município da Região Sul receberá, até o dia 14 de novembro, as encenações gratuitas, abertas para alunos das escolas públicas e privadas e para a comunidade em geral (confira calendário abaixo). O Luzes é composto por um conjunto de instrumentos que envolvem educação, arte e comunicação voltados para estimular o uso racional de energia elétrica e a preservação do meio ambiente.

O Cheganças já superou as metas inicialmente propostas junto ao Departamento de Eficientização e Pesquisa & Desenvolvimento, da CEEE. Entre agosto e dezembro, estava previsto atingir um público de 70 mil pessoas, mas essa marca já foi alcançada na semana passada, em Rio Grande, faltando ainda dois meses para o final do período de apresentações. Moradores de 23 municípios da área de abrangência da Companhia conheceram o Cheganças por meio de mais de 100 montagens do espetáculo em escolas, praças e parques – alunos de 500 colégios públicos e particulares converteram-se em espectadores. "Além de passarmos a mensagem sobre o cuidado com a energia e a natureza, também estamos proporcionando o encontro entre alunos de escolas diferentes, tornando possível o acesso à informação, arte e cultura", comenta o produtor executivo do Cheganças, Antônio Flávio Nunes.

Além de uma considerável quilometragem Rio Grande afora, o Luzes também duas indicações à final do 16º Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini, promovido pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), cujos vencedores serão divulgados em 28 de novembro, em São Paulo. O Luzes e o Cheganças chegaram à decisão nas categorias Papelaria (concepção de material no qual você lê este release) e Cartões de Visita.

O Programa Luzes da Cidade faz parte do Programa de Eficiência Energética da CEEE – Ciclo 2004/2005, e é desenvolvido pelo Departamento de

Eficientização e P&D;, da Divisão de Assuntos Institucionais, que investirá, entre 2000 e fevereiro de 2007, R$ 28 milhões em 150 projetos, que, a exemplo do Luzes, são voltados à disseminação de informações e ao uso racional de energia. O Programa busca a conscientização da comunidade, sensibilizando principalmente os professores e seus alunos. "Nossa obrigação é ensinar a usar bem a energia, e o espetáculo faz isso muito bem", acredita a chefe do Departamento de Eficientização e P&D;, Ingrid Utz Melere.

Saiba mais sobre as ações do Cheganças

Espetáculo

O espetáculo se desenvolve a partir da movimentação dos atores em três veículos que funcionam como cenário (caminhão, trailer e caminhonete Veraneio) para contar a história da relação de uma atípica família, os Hertz Volts, com a energia elétrica.

Seminário de Integração

Direcionado aos professores de escolas das redes pública e particular dos diferentes níveis da educação. Tem como objetivo mobilizar o professor, estimulando-o a realizar um projeto relacionando o conhecimento da energia e o seu uso racional, considerando as necessidades da comunidade local. Já foi realizado em Osório, Bagé e Rio Grande.

1ª Mostra de Experiência Energética – Tá ligado! Mostrando sua energia

Criada para expor e compartilhar, em um grande varal, os projetos e experiências desenvolvidos por professores e alunos das escolas de todas as regiões envolvidas. As contribuições podem ser enviadas até o dia 30 de novembro para a Caixa Postal 9521, CEP 90441-970, Porto Alegre, RS. E a Mostra, aberta ao público, ocorrerá de 11 a 20 de dezembro no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, em Porto Alegre.

Na web

O site www.programaluzesdacidade.com.br foi criado para estimular a troca de experiências didático-pedagógicas entre professores – no qual será possível conversar, tirar dúvidas e trocar idéias – e entre alunos, com mostra de trabalhos enviados pelos alunos e espaço para a comunidade.

Revista do Professor

Oferece a abordagem de conceitos que fazem a interação entre o conhecimento formal e a responsabilidade social, buscando a mudança de atitude no cotidiano. Apresentada em módulos: energia, formas de energia, energia elétrica, luz e meio ambiente.

Revistinha

Conta a história da família Hertz Volts, do Cheganças. Tem por objetivo estimular a comunidade para o uso racional de energia elétrica e preservação do meio ambiente.

CD

Contém as músicas do espetáculo itinerante e sugere práticas educativas em sala de aula.

As andanças do Cheganças:

Pelotas

Dia 8 de novembro (quarta-feira) – Canteiro Central da Avenida Duque de Caxias, s/nº, em frente ao CIEP E.E.E.B. Osmar da Rocha Grafulha, às 10h e 14h. Em caso de chuva, o espetáculo será realizado no ginásio do CIEP E.E.E.B. Osmar da Rocha Grafulha (Rua Olenka Litran de Souza Soares Rassier, 20);

Dia 9 de novembro (quinta-feira)

– Colégio Municipal Pelotense (Rua Marcílio Dias, 1597), Bairro Centro, às 10h, 14h e 19h30min. Em caso de chuva, o espetáculo será realizado no pátio coberto do colégio.

Dia 10 de novembro (sexta-feira)

– E.M.E.F. Ministro Arthur de Souza Costa (BR 392 – Km 87, 5º Distrito – Cascata), na Zona do Campo, às 10h e 14h30min. Em caso de chuva, o espetáculo será realizado na quadra coberta da escola.

Dia 11 de novembro (sábado)

– Largo Edemar Fetter (Rua Lopo da Costa, s/nº), ao lado do Mercado Público, no Centro, às 10h e 15h. Em caso de chuva, o espetáculo das 10h será realizado na quadra coberta da E.M.E.F. Dr. Joaquim Assunção (Almirante Barroso, 1679). O espetáculo da tarde será cancelado em caso de chuva.

Dia 12 de novembro (domingo)

– Avenida Bento Gonçalves, s/nº, em frente ao

Altar da Pátria, no Centro, às 15h e 17h. Em caso de chuva, os espetáculos serão cancelados.

Dia 13 de novembro (segunda-feira)

– Estacionamento Coberto do Macro Atacado Treichel, às 9h, 14h15min e 16h.

Dia 14 de novembro (terça-feira)

– E.M.E.F. Dona Maria Joaquina, na Zona do Campo, às 10h e 14h. Em caso de chuva, o espetáculo será realizado na quadra coberta da escola.