Notícias

Projeto Alternativas de uso sustentável no entorno dos reservatórios da CEEE-GT é tema de reunião pública

Encontro realizado na Secretaria do Meio Ambiente em São Francisco de Paula reuniu interessados em conhecer o assunto

Por admin / Publicado: 27/11/2012 Última modificação: 18/10/2019 16h28

Compartilhar

A Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT) realizou, na tarde da quinta-feira, 22, uma reunião na Secretaria de Meio Ambiente em São Francisco de Paula, para mostrar um projeto de pesquisa a ser desenvolvido pela empresa Profill – Engenharia e Ambiente.  projeto denominado Projeto Alternativas foi selecionado em uma chamada pública realizada pelo Grupo CEEE e visa estabelecer um Método Participativo para o uso sustentável da Águas e das Terras no Entorno dos Reversatório das Usinas Hidrelétricas da CEEE GT, tendo iniciado pelos reservatórios do Salto Blanga e Divisa.

O trabalho tem entre seus objetivos construir em conjunto com a comunidade local, alternativas sustentáveis de uso do solo no entorno dos reservatórios da usinas hidrelétricas da CEEE. Nas próximas etapas do projeto a equipe executora deverá  conversar com lindeiros dos reservatórios Salto, Blang e Divisa.

O projeto não é a primeira iniciativa ambiental da Empresa no sentido de melhorar a qualidade ambiental do entorno das barragens. Ele é um desdobramento  do Plano de Uso e Ocupação do Entorno dos Reservatórios que foi elaborado ouvindo a comunidade e as instituiçoes que atuam na regiáo em audiências públicas realizadas em 2010. 

Outros programas relacionados aos planos de uso estão sendo implementados pela CEEE, como a recuperaçao ambiental da faixa de dez  metros no entorno dos reservatórios, medidos a partir do nível normal de operação, incluindo vistorias periódicas e o plantio de mudas de arvores nativas. O plantio iniciou pelas barragens do Rio Jacuí, onde já foram plantadas 20 mil mudas que no futuro vao contribuir  para preservar o solo, a água, a fauna e a flora da regiao.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
04/07/2020

CEEE recompõe energia para 99% dos clientes

Categoria
A CEEE
Data
24/06/2020

CEEE-GT vai ampliar capacidade da Usina de Bugres