Notícias

Projeto Semear faz 1ª Festa do Milho

Projeto é uma parceria da CEEE GT com a Prefeitura de Cachoeirinha.

Por admin / Publicado: 16/01/2008 Última modificação: 18/10/2019 16h25

Compartilhar

Os diretores do Grupo CEEE, José Francisco Pereira Braga e Rogério Sele da Silva, participam nesta sexta-feira (18), no Gabinete do prefeito em exercício de Cachoeirinha, Felisberto Xavier Espíndola Neto, da abertura oficial da 1ª Festa do Milho do município. A solenidade ocorre, às 16 horas, na sede do executivo, na avenida Flores da Cunha, 2219. Os produtos a base de milho que serão comercializados (angu, bolos, broas, cremes, polenta, entre outros), neste sábado (19) durante todo o dia, no Parcão do município, são oriundos da produção realizada pelas famílias que utilizam a faixa de servidão das linhas de alta tensão para o plantio nas áreas do Projeto Semear. O programa é realizado em parceria com a Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE GT) e a Prefeitura de Cachoeirinha.

O Projeto Semear tem o objetivo de estimular o aproveitamento racional de espaços ociosos. No local, são plantadas diversas espécies de hortaliças e lavouras, oportunizando à comunidade envolvida a produção de alimentos, a geração de renda e a conscientização ambiental. A prefeitura disponibiliza o uso do maquinário, que facilita o trabalho dos pequenos produtores e a CEEE GT executa o cercamento da área, além de proporcionar condições de irrigação, bem como sinalizar com placas explicativas e de advertência.

Segundo o diretor de Transmissão da CEEE, José Francisco Pereira Braga, o programa abrange, em sua totalidade, 22 quilômetros de linhas, ao redor de 147 hectares, que podem ser aproveitados para a agricultura, trazendo melhores condições de vida para muitas famílias, ao mesmo tempo em que torna a cidade mais bonita e preserva o meio ambiente. O prefeito Xavier considera a parceria entre a CEEE GT e o município fundamental para o desenvolvimento de um segmento da economia local. "Com o projeto, mais de 300 pessoas estão produzindo e comercializando 32 tipos de cultivos e aproveitando uma terra que antes era improdutiva", explica.

A feira, que será realizada no Parcão de Cachoeirinha, abre ao público no sábado, às 10 horas, e logo em seguida os visitantes poderão saborear os diversos quitutes que estarão à venda nos estandes montados no local. Conforme o coordenador da feira, Pastor Enes Gomes, cerca de 3 mil quilos de milho deverão ser consumidos durante todo o dia. Para o pastor, além de movimentar a economia da região, a Festa do Milho também promoverá um maior conhecimento do projeto Semear para a população do município. "teremos milho verde de qualidade e outras culturas, como mandioca, moranga, feijão e melancia. Não vai faltar comida boa e natural", afirmou o coordenador.

Foto: Fernando César Vieira - ACS/Grupo CEEE

 

 

 

 

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
04/07/2020

CEEE recompõe energia para 99% dos clientes

Categoria
A CEEE
Data
24/06/2020

CEEE-GT vai ampliar capacidade da Usina de Bugres