Notícias

Projeto Semear resulta na colheita de mais de 45 mil quilos de produtos agrícolas

O projeto utiliza a faixa de servidão das linhas de transmissão da CEEE GT

Por admin / Publicado: 18/01/2008 Última modificação: 18/10/2019 16h25

Compartilhar

 

Parte dos produtos serão comercializadas na 1ª Festa do Milho, neste sábado. O projeto utiliza a faixa de servidão das linhas de alta tensão da CEEE GT no município de Cachoeirinha.

Os diretores do Grupo CEEE, José Francisco Pereira Braga e Rogério Sele da Silva, e o prefeito em exercício de Cachoeirinha, Felisberto Xavier Espíndola Neto, visitaram nesta sexta-feira, 18, a área junto às Linhas de Transmissão da Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE GT), onde 71 famílias plantam e comercializam produtos agrícolas. Neste sábado (19), durante todo o dia, os produtores realizam a 1º Festa do Milho, resultado da produção dos moradores no local, que atingiu em dois anos mais de 45 mil quilos de alimentos. O público que comparecer ao Parcão, em Cachoeirinha, das 10 às 17 horas encontrará angu, bolos, broas, cremes, polenta, entre outras especialidades, tudo feito pelos moradores da comunidade, formada por mais de 300 pessoas.

O Projeto Semear, realizado em parceria com a CEEE GT e a Prefeitura de Cachoeirinha, tem o objetivo de estimular o aproveitamento racional de espaços ociosos. Numa extensão de 22 quilômetros e 147 hectares, são plantadas 32 culturas de hortaliças e lavouras, oportunizando à comunidade envolvida a produção de alimentos, a geração de renda e a conscientização ambiental. A prefeitura disponibiliza o uso do maquinário, que facilita o trabalho dos pequenos produtores e a CEEE GT executa o cercamento da área, além de proporcionar condições de irrigação, bem como sinalizar com placas explicativas e de advertência.

Segundo o diretor de Transmissão da CEEE, o programa está trazendo melhores condições de vida para muitas famílias da localidade, opinião reforçada pelo agricultor Odoni Bastos. "Neste espaço, plantamos, colhemos e compartilhamos", diz. O prefeito Xavier considera a parceria entre a CEEE GT e o município de extrema importância para o desenvolvimento de um segmento da economia local. "Com o projeto, mais de 300 pessoas estão produzindo e comercializando diversas culturas, além de estarmos aproveitando uma terra que antes era improdutiva", explica.

A feira, que será realizada no Parcão de Cachoeirinha, abre ao público neste sábado, às 10 horas e se estende até à 17 horas. Conforme o coordenador da feira, Pastor Enes Gomes, cerca de 3 mil quilos de milho deverão ser consumidos durante todo o dia. Para o pastor, além de movimentar a economia da região, a Festa do Milho também promove um maior conhecimento do projeto Semear para a população do município. "Teremos milho verde de qualidade e outras culturas, como mandioca, moranga, feijão e melancia. Não vai faltar comida boa e natural", afirmou o coordenador.

Na foto, Jenifer Bastos, filha de um dos moradores do local, ajuda o pai na colheita do milho

Foto: Fernando César Vieira - ACS - Grupo CEEE