Notícias

Provas da Etapa Regional do Rodeio de Eletricistas CEEE em Pelotas acontecem neste sábado

Evento, em Pelotas, reúne eletricistas de Bagé, Camaquã, Pelotas e Rio Grande.

Por admin / Publicado: 04/06/2009 Última modificação: 18/10/2019 16h26

Compartilhar

Um rodeio totalmente diferente. Nada de touros, cavalos nem peões. O Grupo CEEE realiza neste sábado (06), em Pelotas, a etapa Sul do Rodeio de Eletricistas da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D), uma competição com foco na segurança.  Os personagens principais são eletricistas, que sobem em postes e utilizam todos os equipamentos para a execução de tarefas do dia-a-dia junto às redes de energia elétrica. O rodeio serve, também, para padronizar procedimentos, o que possibilita uma atuação mais rápida e segura no restabelecimento da energia. Nas provas, o tempo é fator determinante. O objetivo maior do evento é promover a integração dos colaboradores e a redução de acidentes do trabalho.

O evento de Pelotas reúne nove equipes (duas de Bagé, duas de Camaquã, três de Pelotas e duas de Rio Grande),  é uma das três etapas regionais classificatórias, sendo que a primeira ocorreu em Porto Alegre e reuniu mais de 400 pessoas entre competidores e espectadores. Além dos eletricistas, cada equipe concorrente tem um padrinho, e todos são observados – e avaliados - por juízes na execução das seis tarefas.

Sexta-feira, dia 5

A cerimônia oficial de abertura do evento ocorreu na sexta-feira, dia 5, na arena montada no Megawatt, na subestação Pelotas 1 (avenida Ferreira Viana, 3.140) e contou com a presença do diretor de Distribuição do Grupo CEEE, Rogério Sele da Silva, dos gerentes Regionais da Empresa de Pelotas, Bagé, Camaquã e Rio Grande, funcionários da Companhia e convidados. Nesse dia, a programação incluiu desfile das equipes, hasteamento das bandeiras, pronunciamentos da Diretoria e do representante da Prefeitura Municipal. Ainda, na sexta, ocorreu o tradicional recebimento da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira dos rodeios.

Sábado, dia 6

As provas da competição ocorrem neste sábado, dia 6, das 8h30min às 17h, com atrações especiais de integração nos intervalos das tarefas. A área do Megawatt, palco das provas, foi especialmente adaptada para o Rodeio. No local, há arquibancadas e uma arena com 18 postes, semelhantes aos existentes nas ruas das cidades, que levam a energia elétrica aos consumidores.

Depois de Pelotas, nos dias 19 e 20 de junho, mais seis turmas encerram a disputa em Tramandaí. Todos os classificados voltam a competir em outubro, em Porto Alegre, e os melhores de todas as etapas Estaduais representam a Companhia no rodeio brasileiro, durante o Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi) que ocorre em São Paulo, no mês de agosto de 2010.

Por que é novidade?

Esta é a segunda vez que o rodeio de eletricistas é desenvolvido no Rio Grande do Sul, porém a primeira que chega à Zona Sul. Essa competição originou-se nos Estados Unidos em 1990. No Brasil, foi implantada pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), em 2002. No mesmo ano o evento foi incorporado ao Sendi, seminário de âmbito nacional que ocorre de dois em dois anos e reúne as empresas de distribuição de energia elétrica. Na CEEE, o primeiro ocorreu em 2006, em Porto Alegre.

Treinamento para os vencedores

Com o intuito de fazer bonito na etapa nacional, a Diretorias Administrativa do Grupo CEEE implementou, neste ano, um programa específico para a seleção e preparação das melhores equipes de eletricistas, juízes e padrinhos. Segundo o diretor de Distribuição da concessionária, Rogério Sele da Silva, essas etapas regionais, além de preparar os representantes para as próximas fases, também reforça a cultura da segurança e saúde nas atividades dos eletricistas. “Queremos contribuir para a valorização da atividade, integrar os nossos trabalhadores, reconhecer e premiar os melhores”.

Os vencedores passarão por um treinamento específico antes da etapa nacional. O curso, com uma carga horária de 244 horas, terá 11 módulos. Junto à preparação dos eletricistas, haverá noções sobre nutrição e saúde. Entre as disciplinas, constam preparação psicológica para as equipes da competição, apresentação de regras que devem ser executadas com agilidade e segurança, atividades práticas monitoradas por especialistas e simulações do rodeio. Outro módulo será voltado exclusivamente à avaliação física e clínica. No início e no final do treinamento, os participantes receberão assistência psicológica e nutricional. O período do programa preparatório é de novembro de 2009 até julho de 2010.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
04/07/2020

CEEE recompõe energia para 99% dos clientes

Categoria
A CEEE
Data
24/06/2020

CEEE-GT vai ampliar capacidade da Usina de Bugres