Notícias

Receita da CEEE-D pode cair em R$ 4 milhões

A redução é resultado do reajuste tarifário promovido pela Aneel

Por admin / Publicado: 22/10/2009 Última modificação: 18/10/2019 16h26

Compartilhar

            O reajuste tarifário proposto pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) poderá levar a Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D) a ter uma redução de receita de R$ 4 milhões no período. A estimativa foi divulgada nesta quinta-feira, durante entrevista concedida pelo diretor-presidente do Grupo CEEE, Sérgio Camps de Morais. Segundo ele, porém, é necessário, primeiro, verificar o comportamento da receita a partir do próximo domingo, dia 25, quando passa a vigorar a nova tarifa. “A recuperação da indústria e o aumento constante no consumo residencial podem compensar as reduções de ganho determinadas com o reajuste tarifário”, esclareceu Camps.

Ele lembrou, ainda, que a maior parte da composição dos valores das contas deve-se a tributos e, por isso, a redução da tarifa pode não significar conta mais barata ao consumidor. “Face aos encargos, o consumidor não deverá sentir a diferença de -0,76%, porque a redução na conta depende da variação da alíquota do PIS/COFINS, que é calculada com base na receita bruta de cada empresa”, explicou o presidente.

A redução média do valor das tarifas, que ficou em -0,28% (entre todos os segmentos de consumo),foi determinada pela Aneel para vigorar no mercado da CEEE-D, composto por 1,4 milhões de consumidores em 72 municípios, incluindo a Capital. Uma das justificativas para a medida é a queda do dólar, que interfere nos custos da Companhia devido à compra de energia de Itaipu, feita com base na cotação da moeda norte-americana. Outro fator determinante foi a redução da necessidade de despachos de energia térmica, feitos pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) sempre que ocorrem estiagens. Como o índice de chuvas foi bom, não houve esses despachos e os custos também reduziram e se tornaram uma justificativa técnica para o cálculo da Agência reguladora.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
04/07/2020

CEEE recompõe energia para 99% dos clientes

Categoria
A CEEE
Data
24/06/2020

CEEE-GT vai ampliar capacidade da Usina de Bugres