Notícias

Subestação Morro Redondo da CEEE entra em operação em agosto de 2015

Autorização de Início da Obra (AIO) foi assinada em evento realizado no município da Região Sul do RS

Por admin / Publicado: 16/05/2014 Última modificação: 18/10/2019 16h28

Compartilhar

Em agosto de 2015, a nova subestação de energia de Morro Redondo, localizada na estrada Rincão da Caneleira no município da região Sul do RS, estará em operação. O empreendimento, composto pela instalação de um transformador de 25 MVA (megavolts-ampère) de potência e um conjunto de quatro novas redes de energia integra um investimento da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D) e do Governo do Estado no valor de R$ 16,3 milhões. "Esta ação dá continuidade ao compromisso firmado pelo Governador Tarso Genro durante a interiorização realizada em São Lourenço do Sul no final do mês de abril, quando foram anunciados investimentos de energia no valor de R$ 131 milhões, com foco ao desenvolvimento do meio rural da metade Sul do RS", lembrou o secretário de Infraestrutura e Logística, João Vitor Domingues, durante a cerimônia de assinatura da Autorização de Início de Obra (AIO), desta quinta-feira, 15, no Centro de Eventos de Morro Redondo. O evento reuniu cerca de 200 pessoas da comunidade, dirigentes do Grupo CEEE, prefeitos da região e representantes dos legislativos estadual e municipal.

A AIO é um documento que integra o processo licitatório realizado pela Companhia e foi assinada pelo presidente do Grupo CEEE, Gerson Carrion; pelo diretor de Distribuição da Companhia, Guilherme Barbosa; além do secretário de Infraestrutura e Logística, João Vítor Domingues, do prefeito de Morro Redondo, Rui Brizolara; e do representante do Consórcio Altus/IPS Morro Redondo, Rafael Zamora. A ação integrou as atividades da semana de aniversário dos 26 anos de criação do município.

Durante o evento, o presidente do Grupo CEEE, Gerson Carrion de Oliveira, destacou que as obras em Morro Redondo refletem a política de desenvolvimento social e econômico do Estado, que visa oportunizar o crescimento de todas as comunidades e regiões do Rio Grande do Sul. "Além de uma melhor qualidade de vida às pessoas, o reforço no sistema energético proporcionará condições concretas de expansão à região como um todo, em especial às indústrias de beneficiamento de pêssego, segmento importante na economia local", disse Carrion.

Na apresentação das obras, o diretor de Distribuição do Grupo CEEE detalhou os benefícios diretos do empreendimento a aproximadamente oito mil clientes, bem como o traçado dos quatro novos alimentadores de energia que partirão da Subestação em direção aos centros de carga dos municípios de Arroio do Padre, Canguçu, Cerrito, Morro Redondo e Pelotas. Essa região tem apresentado significativo crescimento em função da implantação do Programa Luz para Todos. Guilherme Barbosa reforçou que haverá melhoria da confiabilidade ao atendimento, em especial à zona rural,  hoje suprida pelas subestações Pelotas 3, Pelotas 4 e Canguçu.

A nova Subestação Morro Redondo será integrada ao Sistema de Substransmissão por meio de Seccionamento da Linha de Transmissão de 69 mil Volts que liga as Subestações Pelotas 4 e Canguçu. A nova subestação ocupará um terreno cedido pelo município na estrada Rincão Caneleira, que liga a RS 302 (Pelotas – Canguçu) a Morro Redondo, fato destacado pelo prefeito Rui Brizolara, que saudou e agradeceu à CEEE por ter feito a assinatura durante as comemorações de aniversário do município. Brizolara já convidou os presentes para a inauguração da Subestação, em agosto do próximo ano, concretizando o crescimento e desenvolvimento da economia da região por longos novos anos.

Além dos prefeitos e Vice-prefeitos que integram a Associação dos Municípios da Região Sul, os deputados estaduais Catarina Paladini e Miriam Marroni prestigiaram o evento.