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Técnicos da CEEE trabalham para consertar estragos causados pelo temporal

Após 20 horas de trabalho de equipes da CEEE, número de clientes sem energia é quase 70% menor que o total no pico do temporal

Por admin / Publicado: 29/01/2016 Última modificação: 18/10/2019 16h28

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Após 20 horas de trabalho intenso das equipes da CEEE Distribuição para recompor a rede comprometida pelos fortes ventos, 165 mil clientes permanecem sem energia em função do temporal da noite dessa sexta-feira, 29. O número é quase 70% menor que o total de unidades consumidoras da Companhia que ficaram sem luz no primeiro momento, quando este número chegou a 450 mil.

Desde o início do temporal, mais de 1,5 mil funcionários da CEEE estão se revezando no atendimento e solução dos problemas a essa tempestade relacionados. A Concessionária reitera seu compromisso de atender os clientes no menor prazo possível e, para isso, além da contratação emergencial de equipes, remanejou técnicos de outras áreas para o serviço de emergência. É importante destacar que a intensidade do temporal provocou danos cuja resolução envolve trabalhos complexos e demorados, como podas, substituição de postes e reconstrução de redes.

Foi contabilizada a queda de pelo menos 300 árvores de grande porte, que, além de arrebentar as redes, obstruem o trânsito e impedem as equipes de acessarem os locais em que são registradas interrupções no fornecimento. Na manhã deste sábado, uma reunião no Centro Integrado de Controle de Porto Alegre (CEIC) envolveu órgãos da prefeitura, como EPTC, DMAE, DMLU e DEP, com a CEEE. O objetivo foi integrar os serviços a fim de possibilitar um trabalho conjunto de recomposição da rede e da infraestrutura da cidade.

Além de galhos e árvores que caíram sobre a rede elétrica, objetos metálicos, placas e telhas também foram arremessadas pelo vento contra os cabos e equipamentos da CEEE. A Subestação Porto Alegre 4, na esquina das avenidas Ipiranga e Praia de Belas, teve equipamentos danificados por esse motivo e ficou fora de operação até que os materiais fossem substituídos ou consertados. Já a Subestação Porto Alegre 5, na esquina da Lucas de Oliveira com a Casemiro de Abreu, teve um cabo de cobertura rompido, também ficando sem operar. Assim, no ápice do temporal, a CEEE estava com duas subestações fora de operação, 125 alimentadores e 450 mil clientes sem energia. Até as 19h deste sábado, os números haviam reduzido para 33 alimentadores totalmente fora de operação e 30 parcialmente. A violência do evento climático rompeu ainda cabos de fibra ótica do provedor de dados da Companhia, comprometendo o serviço de informação de falta de luz por torpedo até as 17h deste sábado. Equipes da empresa responsável pelo provedor e da área de telecomunicações da CEEE trabalharam por 17 horas para solucionar o dano e restabelecer este formato de contato com a Empresa. Em menos de dez minutos, mais de 700 mensagens foram registradas.

Com todas as dificuldades inerentes ao trabalho em momento de contingência, aliadas às dificuldades técnicas de outros setores e de infraestrutura em função da intensidade do temporal, não é possível fazer uma previsão exata da conclusão dos serviços. Na reunião de monitoramento do trabalho realizada pelo grupo de gestão da crise instalado junto com a prefeitura de Porto Alegre, nesta tarde, ficou definido que o Exército apoiará a Secretaria Municipal de Meio Ambiente na desobstrução das vias e, tão logo conclua um trecho, informará a CEEE. Desta forma, as equipes poderão ser direcionadas e o tempo de recomposição, otimizado. O Corpo de Bombeiros da Brigada Militar apoiará o trabalho da CEEE nas áreas atingidas a partir do início da manhã deste domingo.

A Diretoria garante que os profissionais da Companhia estão trabalhando contínua e ininterruptamente para consertar os estragos causados pela violenta tempestade, se solidariza e pede a compreensão dos clientes que ainda estão sem energia.

 

Dados meteorológicos

O temporal foi classificado pelo Sistema Ceic-Metroclima da Prefeitura de Porto Alegre como “super célula de tempestade muito intensa”, com danos equivalentes aos de um furacão de Categoria 1. O motivo desta interpretação dos danos é o fato de que os ventos alcançaram praticamente 120 km/h e duraram em torno de 1 hora.

 

Contato com a Companhia

A Central de Teleatendimento da CEEE (0800 721 2333) opera com toda a força de trabalho disponível, totalizando mais de 150 pessoas. No entanto, devido à gravidade do temporal, há um grande número de ligações, provocando congestionamento. Nesses casos, há fila de espera e a CEEE recomenda que os clientes aguardem, pois serão atendidos, ou utilizem a Unidade de Resposta Audível (URA), na opção 1, que é emergência, depois novamente 1, que é falta de luz. Basta ter em mãos o número da instalação e logo receberá protocolo.

Por este motivo, a Empresa recomenda que os clientes comuniquem falta de luz preferencialmente pelo torpedo. Basta o cliente enviar a palavra LUZ e o número de instalação (destacado num quadrado amarelo na conta de luz) para 27307. O serviço é gratuito e a reclamação é registrada diretamente no sistema. O cliente recebe mensagens com o número de protocolo e informações adicionais. Há, ainda, a possibilidade de atendimento presencial nas agências (confira endereços e horários de atendimento no site www.ceee.com.br).

 

Dicas de segurança

A CEEE Distribuição alerta para alguns cuidados que devem ser tomados em temporais:

  • Não se aproxime nem toque em cabos rompidos ou caídos. Avise imediatamente a CEEE Distribuição pelo 0800 721 2333.
  • Em áreas alagadas, desligue a chave geral (disjuntor) do imóvel e, caso esteja na rua, afaste-se da rede elétrica. A água é condutora de energia e há risco de choque elétrico, mesmo sem contato direto com a fiação.
  • Durante chuva forte com raios, procure abrigar-se em local seguro. Em casa, retire todos os aparelhos da tomada até que a intensidade da chuva diminua.

 

Tempo e critérios de atendimento

Quando há temporais, o número elevado de ocorrências e as condições geográficas (distância, dificuldade de acesso por alagamentos, queda de árvores e de barreiras) podem provocar aumento do tempo para o restabelecimento da energia elétrica. A CEEE Distribuição prioriza o atendimento das situações que envolvem risco de vida, serviços essenciais (como saúde, água e segurança) e, após, conforme os procedimentos estabelecidos pela ANEEL, as demais ocorrências, conforme o número de unidades consumidoras atingidas. Seguindo este critério, são verificados e reparados subestações, alimentadores (redes de média tensão), redes de distribuição de baixa tensão e, por último, casos individuais. É importante ressaltar que, em áreas alagadas, por motivos de segurança, o fornecimento de energia só pode ser restabelecido após a normalização do nível da água.

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