Notícias

Transformador de 69 mil quilos, da CEEE GT, chega em Garibaldi

Equipamento servirá para ampliação de subestação Garibaldi, que abastece toda a região da serra gaúcha

Por admin / Publicado: 08/11/2007 Última modificação: 18/10/2019 16h25

Compartilhar

Um transformador de 83 MVA (megavolt ampère), pesando 69 mil quilos, será descarregado na manhã desta segunda-feira, dia 12, às 10 horas, na subestação Garibaldi, da Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT), localizada na Estrada Municipal São Miguel - RS 470, no município de Garibaldi. O presidente do Grupo CEEE, Delson Luiz Martini, e o diretor de Transmissão, José Francisco Pereira Braga, acompanharão o trabalho dos técnicos no local.

O transformador, da marca WEG, saiu de Blumenau na última segunda-feira, dia 5, e está sendo transportado por um caminhão de 08 eixos até a unidade da CEEE GT, na serra gaúcha. Ao entrar no Rio Grande do Sul, o veículo foi acompanhado, até o seu destino, por equipes da empresa. Depois da colocação do óleo isolante e dos acessórios, o transformador atingirá o peso de 129 mil quilos.

A CEEE-GT iniciou, há duas semanas, as obras de terraplanagem, necessárias para a ampliação da subestação, que opera, atualmente, com um transformador de 83 MVA e é abastecida por uma única linha de transmissão proveniente da subestação de Farroupilha. A implantação deste segundo transformador de 230/69kV - 83 MVA, assim como a adequação do setor de 230 kV (quilovolts), estão contemplados pelo Programa de Investimentos do Grupo CEEE, superiores a R$ 320 milhões nas áreas de geração, transmissão e distribuição, para o biênio 2007/2008, no Rio Grande do Sul. Especificamente, nesse projeto na serra, onde parte do empreendimento estará em operação em dezembro próximo, estão sendo aplicados R$ 9,9 milhões,

Segundo o diretor de Transmissão do Grupo CEEE, José Francisco Pereira Braga, investir na ampliação da subestação Garibaldi é evitar que uma eventual falha no transformador ou da linha de transmissão comprometa a distribuição de energia elétrica à toda a região serrana. "A instalação desse segundo transformador, significa duplicar a capacidade da subestação, permitindo maior qualidade e confiabilidade no fornecimento de energia, principalmente em relação ao atendimento da demanda do verão", disse.

O prefeito de Garibaldi, Antônio Cettolin, recebe com entusiasmo os investimentos que o Grupo CEEE vem fazendo na região, dizendo que "são fundamentais para o crescimento ordenado da cidade, onde a indústria representa 70% da economia". O prefeito lembra, ainda, que o fornecimento de energia elétrica é indispensável para o município que terá, nos próximos anos, uma expansão industrial de 450 hectares, conforme Lei Municipal.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
04/07/2020

CEEE recompõe energia para 99% dos clientes

Categoria
A CEEE
Data
24/06/2020

CEEE-GT vai ampliar capacidade da Usina de Bugres