Notícias

Usina Itaúba opera há 30 anos

Complexo gerador é o maior da CEEE, com 500 megawatts

Por admin / Publicado: 03/12/2008 Última modificação: 18/10/2019 16h26

Compartilhar

A Usina hidrelétrica Itaúba, com 500 MW (megawatts) de potência instalada, de propriedade do Grupo CEEE, completa 30 anos de operação no segmento de geração de energia elétrica, data em que a concessionária gaúcha comemora 65 anos de atuação no Rio Grande do Sul.  Para celebrar este marco, será realizada uma solenidade nesta quinta-feira, 04, nas dependências da usina, localizada no município de Pinhal Grande, estrada que liga Estrela Velha a Júlio de Castilhos, a 280 km de Porto Alegre. Participam do evento, os diretores do Grupo CEEE, Sérgio Souza Dias, da Área de Geração, e Sérgio Ladniuk, responsável pela Área Administrativa.

Após três décadas de funcionamento, o complexo gerador de Itaúba continua com a operação comercial plena. Nos últimos dois anos, a maior usina da CEEE passou por reforma do sistema de bielismo (mecânico). Para 2010 e 20011 estão previstas melhorias que agregam novas tecnologias, garantem a integridade operacional e possibilitam operação com maior confiabilidade e disponibilidade de geração de energia.

É importante ressaltar também que a CEEE possui um compromisso com o meio ambiente, em que a usina utiliza um sistema limpo nas partes móveis, as quais passaram por um novo projeto, com substituição de peças e equipamentos. Além disso, outros investimentos foram executados no parque gerador, tais como: substituição dos sistemas de regulação de velocidade, aquisição e instalação de gerador de emergência, o qual conferiu à usina a posição de auto-restabelecimento junto ao Operador Nacional do Sistema - ONS, o que significa não necessitar de fonte externa de alimentação para retomar à operação ou a geração de energia, em caso de avarias no sistema elétrico.  

Além de sua contribuição no segmento de geração de energia, esta usina é um importante elemento da história da energia elétrica no Estado, que contribuiu para alavancar o desenvolvimento no território gaúcho. O Grupo CEEE realiza permanentes investimentos na preservação de suas usinas, com instalação de equipamentos modernos, porém, procura manter intactas as características arquitetônicas originais.

 

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
04/07/2020

CEEE recompõe energia para 99% dos clientes

Categoria
A CEEE
Data
24/06/2020

CEEE-GT vai ampliar capacidade da Usina de Bugres