Notícias

Ventos fortes deixaram até 50 mil clientes sem energia na área de concessão da CEEE

Atualização das 12h de 28/07: Últimos clientes em pontos isolados já estão em atendimento.

Por admin / Publicado: 26/07/2016 Última modificação: 18/10/2019 16h28

Compartilhar

 Entre a tarde de ontem, 26, e a de hoje, 27, ventos fortes varreram o leste do Rio Grande do Sul, provocando danos que interromperam o fornecimento de energia aos clientes da CEEE Distribuição. Ocorrências na rede elétrica começaram a ser registradas no fim da tarde de ontem, nas regiões da Campanha, Sul e Litoral Sul, chegando à Metropolitana no início da noite. Na Capital, pelo menos 13 mil clientes foram  atingidos inicialmente. O momento mais crítico foi no fim da manhã de hoje, quando 50 mil clientes estavam sem energia, sendo mais da metade (27,3 mil) no Litoral Norte.

As obras de melhoria realizadas recentemente na rede da CEEE Distribuição permitiram que os danos não fossem tão importantes, apesar da velocidade e da duração do vendaval. Com isso, e também com gestão mais eficiente, foi possível restabelecer o fornecimento com maior agilidade. Às 15h, o total de clientes da CEEE Distribuição sem energia já havia sido reduzido para 16,6 mil, número que caiu pela metade, às 18h.

No balanço realizado pela Companhia às 18h, restavam ainda 8 mil clientes com serviço interrompido, sendo 3,1 mil no Litoral Norte e 2,9 mil na região Metropolitana. Nas demais, a CEEE registra casos isolados. No litoral Norte, os municípios que concentram o maior número de ocorrências são Capão da Canoa, Terra de Areia, Torres, Maquiné e Osório. Já na Metropolitana, o trabalho está mais concentrado em Viamão, Alvorada, Guaíba, Eldorado do Sul e zona sul de Porto Alegre. Os principais danos causados pelos ventos fortes foram a queda de galhos e árvores na rede, causando interrupções do serviço, e até mesmo rompendo cabos e derrubando postes. Os serviços mais recorrentes foram a reconstrução de redes e a poda emergencial. A expectativa da Empresa é normalizar o fornecimento até o final da manhã desta quinta, 28.

 

 

Informações meteorológicas

 

No início da tarde de terça-feira, o sistema de baixa pressão começou a se intensificar próximo à costa do Uruguai, gerando um ciclone extratropical sobre o oceano. Durante a noite, o ciclone começou a se deslocar para norte e aumentou a força dos ventos em toda faixa leste do Estado. Segundo dados das estações meteorológicas, as rajadas atingiram 88 km/h no Chuí, 85 km/h em Canguçu e 80 km/h em Mostardas. Em Porto Alegre, na estação do InMet no Jardim Botânico, foram marcados 70,6 km/h. Em regiões litorâneas, no entanto, a estimativa é de que os ventos tenham superado os 90 km/h.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
04/07/2020

CEEE recompõe energia para 99% dos clientes

Categoria
A CEEE
Data
24/06/2020

CEEE-GT vai ampliar capacidade da Usina de Bugres