Notícias

VII Semana Nacional da Segurança da População com Energia Elétrica quer diminuir os acidentes com energia elétrica

CEEE participa desta ação junto com outras 49 concessionárias de energia.

Por admin / Publicado: 13/08/2012 Última modificação: 18/10/2019 16h28

Compartilhar

Segurança com energia elétrica. Escolha a vida. Esse é o tema da campanha que iniciou nesta segunda feira (13) em todo Brasil. A ação, coordenada pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), integra a VII Semana Nacional da Segurança da População com Energia Elétrica e envolve 50 concessionárias de energia do país. O objetivo da ação é conscientizar a população sobre os cuidados que devem ser observados com o uso da energia elétrica. A campanha traz alertas sobre as quatro maiores causas de acidentes, segundo as estatísticas do setor elétrico: construção e manutenção predial, furto de energia e ligações clandestinas, instalação de antenas de TVs e as brincadeiras com pipas e papagaios próximo às redes elétricas. 

No país, em 2011, 856 pessoas se acidentaram por contato com os fios da rede das concessionárias de energia elétrica no Brasil, resultando em 315 óbitos. O número de acidentados e mortes representa um aumento em relação a 2010. No ano de 2010, foram 817 acidentes  e 305 mortes. Entre os 14 tipos de ocorrências registradas, a construção e a manutenção predial lideram o ranking com 82 mortes, seguida da ligação elétrica clandestina com 60 óbitos. Atualmente, as 64 distribuidoras do país fornecem seus dados para este sistema de informação, que separa os acidentes em 14 tipos de ocorrência. A análise dos dados dos últimos onze anos (de 2001 a 2011) mostra uma média anual de 940 pessoas acidentadas, sendo 329 fatais, 231 com lesões graves e 380 com lesões leves. Nos quatro tipos de ocorrênciastrabalhadas diretamente pelas Campanhas de Segurança, o número médio de pessoas acidentadas anualmente é de 433, sendo: 146 fatais, 122 com lesões graves e 165 com lesões leves, representando 46% do total dos acidentados e respondendo, igualmente, por cerca de 46% tanto da taxa de gravidade (TG) como da taxa de frequência (TF) dos acidentes.

Durante esta semana, a CEEE participa de atividades nos municípios da sua área de concessão. A programação inclui palestras em escolas e canteiros de obras, eventos de alerta junto à população e campanha de mídia.  Em todo Brasil, a campanha espera alcançar cento e sessenta milhões de pessoas. Na capital, a CEEE oferece palestras ministradas por técnicos de segurança em escolas e em canteiros de obras. Interessados podem contatar àCoordenadoria de Comunicação Social do Grupo CEEE, pelo email eventos@ceee.com.br. No interior, a CEEE realizada atividades nas regionais de Bagé, Camaquã, Osório, Pelotas e Rio Grande.

 

Com o slogan Segurança – Escolha a Vida, as concessionárias de energia elétrica querem alertar e conscientizar a população sobre a responsabilidade de todos na prevenção dos acidentes.

Veja as principais dicas da campanha destacam-se:

Construção ou Manutenção Predial: construir ou reformar perto da rede elétrica é perigoso. Nunca coloque vergalhões, barras de ferro, arames e outros materiais próximos à rede elétrica na hora de construir ou reformar. Para evitar acidentes, consulte sempre um profissional capacitado.

Ligação Clandestina: furtar energia é perigoso e ilegal. Quem faz ligação clandestina corre risco de morte e coloca a vida de outras pessoas em risco. Mantenha distância dos fios partidos ou caídos e não suba em postes da rede elétrica. Faça a sua parte: denuncie todos os tipos de ligação clandestina para a distribuidora da sua região.

Antena de TV: instalar antena perto da rede elétrica é perigoso. Para instalar ou consertar antenas, escolha um local longe dos fios da rede elétrica e espere o tempo ficar bom. Se a antena cair, não tente segurá-la ou recuperá-la. Para evitar acidentes, consulte um profissional qualificado.

Pipa: empinar pipa perto da rede elétrica é perigoso. Procure sempre locais afastados da rede elétrica para empinar pipas. Além disso, não use fios metálicos ou cerol e não tente soltá-la, caso fique presa. Oriente os seus filhos para a brincadeira ser sempre segura.

Além desses temas, a Campanha aborda também o tema específico de Utilização de Máquinas e Equipamentos Agrícolas, com a seguinte mensagem: esteja sempre atento para evitar acidentes com máquinas agrícolas movimentadas próximas da rede elétrica. E nunca faça queimadas, nem deixe a vegetação chegar perto dos fios e postes.

Na capital, a CEEE oferece palestras ministradas por técnicos de segurança em escolas e em canteiros de obras. Interessados podem contatar à Coordenadoria de Comunicação Social do Grupo CEEE, pelo email eventos@ceee.com.br. No interior, a CEEE realiza atividades em conjunto com os técnicos de segurança da Companhia nas regionais da empresa de Bagé, Camquã, Osório, Pelotas e Rio Grande.

Para saber mais sobre a  VII Semana Nacional da Segurança da População com Energia Elétrica, acesse www.abradee.org.br/semanaseguranca

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
04/07/2020

CEEE recompõe energia para 99% dos clientes

Categoria
A CEEE
Data
24/06/2020

CEEE-GT vai ampliar capacidade da Usina de Bugres