Sustentabilidade e Educação

CEEE-D BUSCA PARCEIROS PARA PROJETO DA ROTA ELÉTRICA NO RS

Foi publicado o edital da Chamada Pública para este projeto. Acesse o documento aqui.

 

Com o intuito de atender a Lei nº 9.991, de 24 de julho de 2000, as concessionárias de serviços públicos de Distribuição, Transmissão e de Geração de energia elétrica, devem investir um percentual mínimo da ROL (Receita Operacional Líquida) em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento – P&D. Em decorrência desta obrigatoriedade, o Grupo CEEE realiza Editais de Chamada Pública para captação de Propostas, que atendam às demandas prioritárias de todos seus seguimentos. Além disso outras formas de captação de projetos são feitas, tal como a Chamada Estratégica nº 22, lançada pela ANEEL, com a finalidade de fomentar o desenvolvimento de soluções em mobilidade elétrica eficiente. Assim, surgiu o projeto denominado ROTA ELÉTRICA MERCOSUL, em parceria da CEEE Distribuição com a Universidade Federal de Santa Maria. O projeto permitirá o desenvolvimento de uma rota elétrica para abastecimento de veículos elétricos no estado do RS e ainda contará com o desenvolvimento de soluções em mobilidade elétrica eficiente, incluindo a análise de viabilidade para utilização de soluções sustentáveis (fotovoltaica, eólica) para alimentação de pontos de recarga.

Dessa forma, a CEEE Distribuição está prospectando possíveis parceiros interessados em participar do projeto “ROTA ELÉTRICA MERCOSUL”. A parceria poderá ser efetuada com redes de postos de combustíveis, empresas de geração de energia, de painéis solares, de carregadores elétricos, redes hoteleira e automotiva, Shoppings, restaurantes e demais interessados em participar do desenvolvimento do projeto. Será publicado no site do Grupo CEEE, até o dia 18/02/2021, material detalhando as possibilidades de parceria.

O projeto é gerido pela Diretoria de Planejamento e Projetos Especiais, possui prazo de 48 meses para execução e a proposta contempla pontos de abastecimento que permitem o deslocamento de veículos elétricos (VEs) entre Torres, na divisa com Santa Catarina, e a fronteira com o Uruguai nos municípios de Chuí e Jaguarão. Estão previstas estações de recarga rápida e semirrápida, alocadas estrategicamente para abastecer os VEs ao longo dos 905 quilômetros do trajeto. Esta Rota Elétrica permitirá a conexão do Brasil (nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) ao Uruguai, Argentina e Paraguai. O investimento total é de aproximadamente R$ 18 milhões, sendo R$ 13,7 milhões provenientes de recursos de P&D da CEEE Distribuição. A execução desse projeto vai possibilitar uma modernização da infraestrutura do RS.

Para mais informações com a Diretoria de Planejamento e Projetos Especiais pelo e-mail dirplanejamento@ceee.com.br.